O Teste Rorschach completou cem anos desde a sua publicação e continua sendo um dos instrumentos mais expressivos e de maior credibilidade no que diz respeito a avaliação de personalidade. Os resultados obtidos oferecem um entendimento a cerca da estrutura e dinâmica da personalidade, considerando as características que são estáveis (traços de personalidade, ex.: extroversão, introversão) e o funcionamento emocional (estados da personalidade, ex.:, ansiedade, depressão), estando menos suscetível a manipulação ou dissimulação consciente e intencional por parte do avaliado.
A complexidade deste entendimento aliado ao nível de confiabilidade que o instrumento oferece, são alguns dos elementos que conferem o seu destaque.Existem alguns sistemas para aplicação, codificação e interpretação do teste de Rorschach.
O mais atual é o Sistema de Avaliação por Performance no Rorschach (R-PAS), seu desenvolvimento foi orientado por metanálises, sendo que nenhum outro sistema de uso do Rosrchach existente é contemplado pela robustez dos resultados que estas pesquisas propiciam.
O Instituto Rorschach do Mato Grosso do Sul foi criado para contribuir na qualificação dos profissionais ampliando a utilização do mesmo, realizar avaliações psicológicas nos contextos clínico, forense, educação, saúde e organizacional.
DIRETORA
Ignez Charbel Stephanini formou-se como Psicóloga em 1991, pela UCDB, é Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (UCDB), Especialista em Avaliação Psicológica (IPOG), e Mestre em Psicologia (UCDB). Foi membro do Laboratório de Saúde Mental e Qualidade de Vida no Trabalho (UNICAMP e UCDB), entre suas publicações mais importantes destacam-se os capítulos, referente aos estudos e pesquisas que desenvolveu junto a esta equipe, na série Saúde Mental e Trabalho.
No período em que decidiu somar à sua experiência de vida conhecer a cultura de outro país, mudou-se para a França e em Paris participou do curso Stress e Saúde Pública na Universidade Paris VI – Sorbonne.
Já atuou no setor público, como psicóloga na Empresa de Saneamento do Estado de MS, Tribunal de Contas-MS e Exército Brasileiro, e também no setor privado através de sua consultoria em gestão de recursos humanos.
Atua com psicologia clínica, avaliação psicológica e é perita do Tribunal de Justiça –MS. É membro da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos. Durante toda sua trajetória profissional a avaliação psicológica sempre esteve presente em sua atuação e entre os pilares que a motivam está o aprendizado constante.
Com elevada confiança no teste Rorschcach, especialmente pelo sistema R-PAS, possui proficiência na Codificação deste sistema e participa como pesquisadora na coleta de dados normativos no Brasil pelo R-PAS.
Mais sobre o teste:
As evidências obtidas por estudos científicos são significativas e expressivas quanto à validade do Rorschach em detectar psicose e sintomas psicóticos, principalmente quando são usados indicadores do R-PAS.
O Rorschach disponibiliza um método de avaliação que proporciona uma validade incremental sobre as medidas de autorelato. De modo substancial a literatura demonstra que existe uma relação pequena a moderada entre o que as pessoas dizem sobre si mesmas e o que fazem.
O R-PAS possibilita ter uma avaliação comportamental válida e normatizada de características psicológicas do indivíduo que não são acessíveis por outros instrumentos como teste de realidade e pertubação do pensamento; preocupações e intrusões de imagética mental, conforme as observadas em transtorno de estresse pós-traumático, transtorno obsessivo-compulsivo ou depressão maior; e representação de si e dos outros; além de uma medida típica de desempenho da complexidade cognitiva e comportamentos, codificados na interação com o examinador a serem comparados com dados normativos.